quarta-feira, setembro 24, 2008

O QUE FAZER PARA O SESMT NÃO FUNCIONAR




Se por um lado nota-se que algumas empresas apresentam expressiva evolução no que diz respeito a prevenção de acidentes e doenças do trabalho - nota-se que muitas empresas ainda insistem em tratar o assunto com descaso. Pior do que isso - diante do fracasso das parcas e mal feitas iniciativas voltadas para a prevenção acabam atribuindo os resultados a aquelas supostas e velhas causas - entre elas a falta de cultura para a prevenção - ou outras que vem sendo repetidas desde os primeiros manuais para treinamento de CIPA ou desde as primeiras apostilas para treinamento dos inspetores de segurança.

Embora a questão da prevenção de acidentes em certos momentos tome vulto de complexidade - a bem da verdade é preciso que se diga - que ainda em muitos locais esbarra em fatores básicos. Tem-se a nitida impressão de que alguns empresarios e administradores esperam do SESMT verdadeiros milagres, visto que pouco ou nada investem e ao mesmo tempo cobram resultados. Tal postura fica entre a inocência e a insanidade.

Tal como qualquer outra área dentro de uma empresa - a segurança do trabalho carece de estrutura para sua implantação e pelo funcionamento. Esta estrutura tem diversos aspectos que vão de medidas administrativas a instalações adequadas. Sem observarmos ou analisarmos isso certamente estaremos na direção errada.

Neste artigo vamos tratar de alguns pontos relativos a O QUE FAZER PARA O SESMT NÃO FUNCIONAR. Se você ainda trabalha em uma empresa assim, esqueça uma cópia deste texto na mesa do seu Chefe. Se você é cipeiro - leve este assunto para a reunião. Se você é Chefe, olhe sua estrutura e repene o que fasendo.


REGRAS PARA FAZER COM QUE O SESMT NÃO FUNCIONE::


REGRA 1 - FAÇA MAL A SELEÇÃO DE PESSOAL DO SESMT

Em boa parte das empresas o não funcionamento começa já aqui. As contratações são feitas sem qualquer critério que não seja o menor salário. Observa-se isso nos classificados de jornais onde empresas de ramos de atividade conhecidos por sua quantidade de acidentes solicitam profissionais sem qualquer experiência e em muitos casos já no anuncio mencionando o desvio de função.

Quantas empresas conhecemos que contratam talentos da área de prevenção ? Poucas e raras. Mas por toda parte vemos e ouvimos falar em contratações mirabolantes para outras areas - muitas destas que nem de longe tem a complexidade e a importância da área de sgeurança e saúde - mas…….. talvez sejam politicamente mais importantes.

Enquanto tivermos a cultura de que pessoal de SESM é contratadoa apenas a partir da autuação por parte do MTE certamente seguiremos desta forma.


REGRA 2 - POSICIONE MAL O SESMT DENTRO DO ORGANOGRAMA DA EMPRESA

Esta regra é infálivel e quase sempre fatal. Fica claro que se o profissional mal selecionado tentar ainda de alguma forma esboçar algum tipo de iniciativa logo cairá no desanimo pois estará sempre sendo cerceado devido a sua posição dentro da empresa.

Trata-se de um ponto que merece bastante análise. Supostamente dentro das empresas espera-se que a área de prevenção de acidentes esteja proxima e presente nas demais áreas e reuniões. Interessante que para todas as demais áreas existem cargos - para a área prevencionista não. Rarissimas são as empresas com plano de carreira para nossa área e as que tem geralmente não passam do papel.

Além disso, onde geralmente "amarram" o SESMT ? Bem, o SESMT geralmente fica pendurado em alguma area insignificante - quando não - reporta-se diretamente ao Chefe de uma área das àreas que deve inspecionar. Tal situação carece de maiores explicações
Num futuro próximo talvez isso possa mudar um pouco. Com a chegada dos Sistemas de Gestão é bem possivel que comece-se a pensar um pouco na posição e poder de decisão do pessoal voltado para a prevenção de acidentes.

Com relação a cargos a coisa em nada muda. Fora as variaveis comuns pouco espaço resta dentro das estruturas para os profissionais de segurança. Quantas empresas no Brasil tem Diretor de Segurança e Saúde no Trabalho ? Tal área não carece desta figura ? Indo um pouco mais além, quantas empresas no Brasil tem Gerentes de Segurança e Saúde ? E isso ocorre, apesar da Segurança do Trabalho estar envolvida em decisões gerenciais.

Olhando especificamente a questão do Tecnico de Segurança - visto que ainda na maioria das empresas este atua sozinho - a falta de uma definição dentro do organograma da empresa cria serias difiiculdades - em especial porque as primeiras abordagens e os maiores problemas estão sempre na média liderança que invariavelmente só atende mediante a hierarquia.


REGRA 3 - REMUNERE MAL O SESMT

Isso também costuma não falhar. Pagando mal você acaba induzindo seu Engenheiro e Médico a fazer da atividade na sua empresa um mero bico e estar sempre correndo de um emprego para o outro, vivendo a lenda do pato, que anda, nada e voa e faz tres coisas muito mal feitas; Fará também com que seu Tecnico de Segurança viva empenhado em dar curso extrenos para garantir o orçamento. Terá uma equipa desmotivada e sme brilho e por consequencia - uma prevenção de acidentes mediocre - que tenha certeza vai diretamente no seu bolso.

Em muitas empresas costumam dizer que o que se paga ao SESMT é salário de mercado - o que poderia parecer bastante justo - se outras funções também fosse pagas nas mesmas condições. A realidade demonstra um quadro ruim - há poucos dias encontramos em um jornal vagas de Tecnico de Segurança do Trabalho com salários de 250 a 300,00 reais. Não é incomum encontrar vagas para Engenheiros de Segurança e Medicos do Trabalho com salários de 800 a 1.000,00.


REGRA 4 - DEFINA O PORÃO DA CAIXA D`ÁGUA COMO SALA PARA O SESMT

A coisa fica entre o folclore e o absurdo, mas muitos dos SESMT ainda não tem instalações compativeis com a importância do trabalho que fazem. Não é dificil encontrar profissionais de segurança e saúde no trabalho confinados em locais como porões, depositos, etc.

Lamentavelmente e este o tratamento dado aos profissionais que deveriam cuidar da segurança e saúde de muitas empresas que tem na porta placas dizendo : Nossos empregados, nossos maior patrimonio.

Parece brincadeira mas é sério


REGRA 5 - PROMOVA O DESVIO DE FUNÇÃO

Eis aqui um ponto bastante interessante. Por todo o pais - embora a NR 4 seja clara quanto ao assunto - o desvio de função é bastante comum. Encontramos Tecnicos de Segurança cuidando de portarias, correio interno, zeladoria, etc. Encontramos medicos Enferemeiros e Auxililiares de Enfermagem do trabalho fazendo medicina assistencial e Engenheiros de Segurança trabalhando em outras atividades.

Obviamente uma empresa que nao receonhece e entende a necessidade de dedicação integral do profissional a finalidade para a qual foi contratado nem de longe tem algum tipo de politica ou programa para a prevenção. Não entendem que o trabalhoa da prevenção tem momentos de estudo e de análise e que portanto deve ser possivel aos profissionais o tempo necessário. Empresas que utilizam o Tecnico de Segurança apenas como inspetor de luxo certamente acham que sobra tempo. O que nao entendem e que na verdade está mal definida a atuação deste profissional. O mesmo ocorre com o médico do trabalho, que quando dedica-se - geralmente em tempo parcial - a Medicina Assistencial - raramente consegue tmpo para ir ao chão de fábrica ou desenvolver programas voltados para a preservação da saúde do trabalhador.


REGRA 6 - NÃO INVISTA NA ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO SESMT

Esta é uma regra que poucos deixam de cumprir. A grande maioria dos profissionais de segurança e saúde no trabalho jamais tiveram qualquer outro treinamento que não fosse o curso de formação. Muitos dos profissionais que hoje estão no mercado trabalham ainda com dados e referencias da decada de 70 e 80 - imaginem isso em um mundo onde a cada hora ou dia temos centenas de inovações. O resultado e óbvio.

Muitas empresas nem ao menos disponibilizam meios para atualização mais simples como revistas, livros ou mesmo acesso a internet. Fica dificil entender o que podem esperar de um profissional que lida com quimica, mecanica, eletrica e eletronica, pisoclogia do trabalho e legislação


REGRA 7 - DESAUTORIZE O SESMT

Use sempre o clássico " aqui quem manda sou eu" e quando o SESMT tomar alguma ação faça questão de mandar que façam ao contrário e também orientar sua supervisão que faça o mesmo.


REGRA 8 - DESIGNE PESSOAS SEM EXPRESSÃO PARA A CIPA

Com muito cuidado a atual redação da NR 5 deixa claro que os indicados pelo empregador para compor a CIPA devem ser pessoas com poder de decisão. Vejam que a situação é tão caotica a ponto de algo do interesse das empresas ter que ser citado na legislação. Por toda parte a grande maioria das CIPA acabam sendo compostas por pessoas sem qualquer tipo de decisão e pior ainda - em sua maioria sem qualquer interesse pela questão prevencionista.

REGRA 9 - INIBA AO MÁXIMO A ATIVIDADE DO CIPEIRO

Muitos empresários reclamam que os assuntos de segurança e saúde são levados diretamente aos sindicatos quando na verdade gostariam de ter a oportunidade de discuti-los internamente. Importants seria darem uma olhada se a forma com que SESMT e cIPA estão colocados dentro do Sistema permite que isso ocorra. Poucos são os que realmente sabem valer-se do importante papel do Cipeiro que inclusive quando bem feito e baseado invariavelmente contribue com outras áreas da empresa , inclusive a qualidade.


REGRA 10 - NÃO SISTEMATIZE A PREVENÇÃO

Esta é uma forma de fazer com que a prevenção jamais saia do zero, que fique apenas dependendo da boa vontade e disposição de alguns poucos e sempre toda responsabilidade fique nas costas do SESMT.

Um comentário:

Anônimo disse...

mas que site ridículo...