terça-feira, setembro 09, 2008

Proteção das Mãos


São os espaços existentes entre componentes de uma maquina, estando um em movimento e outro parado, ou ambos em movimento continuo.
LESÕES NAS MÃOS
Estas são causadas por tédio ou cansaço ao executar trabalho rotineiro, descaso quanto a adoção das medidas de Segurança estabelecidas ou por simples falta de atenção.
Também ocorre lesão na mão por distração. As ocorrências de lesões leves significa que você não está dando a devida atenção as suas atividades, no desenvolvimento de seu trabalho.
PONTOS QUENTES
Alguns tipos de máquinas como impressoras, compressores de ar, máquinas de solda e etc, possuem setores de geração de calor que são responsáveis por queimaduras, muitas delas graves.
SUPERFÍCIES ROTATIVAS
As atividades desenvolvidas com uso de esmeril, disco de corte, disco de desbaste, são extremamente perigosos.
MÁQUINAS AUTOMÁTICAS
As alavancas e botões acionados por controle remoto ou por sistema de robô, muitas vezes tocados acidentalmente, fazem com que as máquinas, aparentemente desligadas, funcionem rapidamente.
JÓIAS E ROUPAS LARGAS
Jóias como anéis, alianças, pulseiras, correntinhas no pescoço; as mangas compridas e folgadas de sua camisa podem causar sérios problemas nos trabalhos diante de maquinas em movimento.
FERRAMENTAS E SUAS MÃOS
Chaves - Sempre que possível, use chaves de boca do tipo fechada ao invés das de boca aberta, para evitar que a ferramenta resbale, procure compatibilizar as dimensões da ferramenta que você usará, com o tipo da atividade desenvolvida e ao apertar uma porca, puxe a chave ao invés de empurrá-la.
Chave de fenda - Ao apertar um parafuso com chave de fenda, procure antes prender a peça numa morsa ou coloque-a sobre uma superfície plana.
Lâminas de corte - Mantenha-as bem afiadas, corte sempre em direção oposta a de seu corpo, use estiletes de lâminas retrateis sempre que possível. Nunca use estilete como chave de fenda e ao trabalhar com estilete veja se você tem espaço suficiente, nunca trabalhe em conjunto no mesmo material se seu companheiro esta usando um estilete. Não guarde estilete em caixa de ferramentas, o estilete deve ser guardado de preferência em painel e com lâmina para baixo, assim como chaves de fenda. Nunca abandone um estilete sobre assentos, para evitar que alguém possa sentar-se sobre ele e se cortar acidentalmente. Se você usa estilete preso ao cinto, estojo ou bainha, ao guarda-lo verifique se a lamina está voltada para baixo.
Quando você empurrar um carrinho de carga, nunca posicione as mãos em suas laterais. Assim, você evita esmagá-las ao passar por uma porta estreita, tenha cuidado com suas mãos ao empilhar cargas, use sempre luvas ao movimentar carga.
Ao trabalhar com produto químico como líquidos para limpeza, ácidos ou solventes, use luvas de borracha ou material sintético apropriado.
PROTEGENDO AS MÃOS
Sob qualquer pretexto, nunca remova telas protetoras, evite operar com maquinas que não possuam grades ou telas protetoras ou que tenham sido removidas.
O interruptor duplo é um dispositivo protetor que requer o uso das duas mãos ao mesmo tempo para acionar o equipamento, como certas guilhotinas. Dispositivos de segurança, a exemplo dos detectores fotoelétricos, podem ativar interruptores caso você esteja em perigo.
Algumas máquinas são projetadas de tal forma que você não encontra nenhuma dificuldade em retirar rapidamente as mãos, se um acidente iminente lhe impõe essa necessidade. Não elimine os dispositivos que proporcionam tal facilidade.

Nenhum comentário: