segunda-feira, setembro 01, 2008

O RUÍDO

Em nossa vida enfrentamos diversas exposições ao Ruído seja ela no trabalho ou na vida pessoal.
No trabalho, na maioria das vezes, se apresenta de uma maneira perigosa em função das muitas máquinas e equipamentos ruidosos e tempo considerável que passamos sob estas condições. O ruído é formado por vibrações sonoras que alcançam altos níveis de freqüência, medidas em Hertz, e intensidade medidas em Decibéis, e que prejudicam a saúde humana, causando sensações desagradáveis, bem como variados danos à saúde.

FATORES QUE IMFLUENCIAM OS RISCOS:

TEMPO DE EXPOSIÇÃO: quanto maior este tempo, maior o dano a saúde.

TIPO DE RUÍDO: pode ser contínuo(sem parar), intermitente(ocorre de vez em quando)ou de impacto ( com duração menor que 1 segundo e intervalo maior que 1 segundo).

LESÕES NO OUVIDO: Causados por problemas anteriores no ouvido(infecções e inflamações).

SENSIBILIDADE INDIVIDUAL: Varia de acordo com a idade e com a restência do organismo do individuo.

DISTÂNCIA DA FONTE RUIDOSA: quanto maior a proximidade da fonte geradora maior será o dano a saúde.

INTENSIDADE: Quanto maior a intensidade, maior o risco do trabalhador.

LIMITES DE TORELÂNCIA: A partir de 85dB(A), para exposição continua de 8 horas por dia, o ruído se torna ainda mais prejudicial. Nestas condições, é obrigatório o uso de equipamento de proteção auditiva(EPI)

EFEITOS DO RUÍDO NO TRABALHO: Problemas na comunicação, baixa concentração,desconforto, cansaço, nervosismo, baixo rendimento e acidentes.

EFEITOS DO RUÍDO AO ORGANISMO: Alterações mentruais e impotência sexual, insônia, Zumbido no ouvido, estreitamento dos vasos sanguinios e o aumento da pressão arterial, contração dos músculos, ansiedade e tensão.

Nenhum comentário: