quarta-feira, setembro 24, 2008

Prevenção de Acidentes com Eletricidade


Quando se trata de medidas preventivas de choque elétrico torna se obrigatório consultar 2 normas brasileiras : NBR 5410 e a NR 10.
A NBR 5410, intitulada de "Instalações Elétricas de Baixa Tensão", fixa condições de segurança nas instalações com tensão até 1000 Volts em corrente alternada e de até 1500 Volts em corrente continua.
Já a a norma regulamentadora NR-10 - Instalações e serviços com eletricidade, recomenda condições mínimas para garantir a segurança das pessoas, e estabelece critérios para proteção contra os riscos de contato, incêndio e explosão, dentre outros.
No ambiente de trabalho a responsabilidade dos serviços é do pessoal da manutenção, que detém grande experiência profissional no assunto, com isso a grande maioria dos trabalhadores se coloca na condição de usuário, cabe aqui uma ressalva ; os limites de atuação do usuário e do mantenedor são bem definidos.
Na ótica do usuário devemos destacar alguns aspectos :
a) O zelo pela conservação das máquinas e aparelhos operados é fundamental para preservar as condições de segurança.
b) É importante deixar as máquinas ligadas somente o tempo necessário para o uso, além de econômico a possibilidade de acidentes esta relacionada com o tempo de funcionamento da máquinas.
c) Não deixar cair pequenos objetos, dentro das máquinas, liquidos e outros materiais que possam provocar curto-circuito.
d) Não utilizar de improvisações, comunicar ao setor de manutenção qualquer irregularidade verificada nas máquinas e instalações.
REGRAS BÁSICAS

a) Utilizar materias, ferramentas e equipamentos dentro das normas técnicas.
b) Para medição dos circuitos utilizar apenas os instrumentos adequados, como Multimetros, Voltimetros e Amperimetros, evitando as improvisações, que costumam ser danosas.
c) Para trabalhar em segurança é necessário primeiro saber a maneira correta de funcionamento da máquina, qual o tipo de serviço a ser realizado, observar bem o local de trabalho levantando as possiveis interferências que poderão causar algum dano.
d) Trabalhar sempre com o circuito elétrico desligado, utilizar placas de sinalização indicando que o circuito ou a máquina estão em manutenção, evitar o uso de anéis, aliança, pulseiras, braceletes e correntes.
e) Ao abrir chaves, não permanecer muito próximo para evitar o efeito do arco voltaico, sempre que realizar manobras em chaves seccionadora ou disjuntores pelo punho pr'prio de acionamento, utilizar luvas de PVC com isolamento de acordo com a classe de tensão do circuito a operar.
f) Na alta tensão, alem de fazê-lo com o circuito desligado deve-se providenciar um aterramento multiplo das 3 fases do circuito.
g) E nunca é demais lembrar : EM SE TRATANDO DE LETRICIDADE A GRANDE ARMA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES É O PLANEJAMENTO.
A eletricidade não adimite improvições, ela não tem cheiro, não tem côr, não é quente nem fria, ela é fatal.

Nenhum comentário: