quinta-feira, agosto 28, 2008

Instalando Windows XP formatação e particionamento de HD

1. CONCEITOS BÁSICOS

Para formatar, é necessário que você tenha em mãos o CD de instalação do Windows XP, os drivers de seus dispositivos (sejam eles on ou off-board) e, se necessário, o backup de seus arquivos. Aqui irei aproveitar e ensinar a particionar o HD, assim os seus documentos ficariam em uma partição e os arquivos do Windows e dos programas ficariam em outra. Você pode optar por fazer isso: se fizer, não será mais necessário fazer/restaurar o backup dos seus arquivos toda vez que for formatar.

- Disco de instalação do Windows XP (juntamente com a serial-key)
- Drivers de seus dispositivos
- Backup dos arquivos (opcional)
– Backup das configurações (opcional) -

Pronto. Já podemos começar a formatação e reinstalação do Windows XP. =)

2. FORMATANDO E INSTALANDO

Já vou avisando que a instalação dos Windows 9x é bem diferente da do Windows XP: a instalação deste é capaz de formatar o HD, não precisando mais de um disco de inicialização. Dê “bye bye” para o Windows atual, e reinicie. Primeiro, configure a BIOS para o primeiro boot c/ CD. Para isso consulte o manual da sua placa-mãe. Configurou? Antes de salvar as alterações, insira o CD do XP no drive de CD-Rom. Saia da BIOS, salvando as alterações. O computador vai dar o boot, e vai aparecer a seguinte mensagem na tela:

Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…

Tecle alguma coisa. A instalação vai fazer alguns testes, mostrar algumas mensagens. Depois de, aproximadamente, 30 segundos, vai aparecer uma tela fornecendo três opções:

- Instalar o XP
- Entrar no console de recuperação
- Sair da instalação

Adivinha qual vamos escolher? Tecle ENTER, para começar a instalação do Windows XP. A instalação vai procurar por versões anteriores do Windows. Quando terminar o processo (vai aparecer uma lista), tecle ESC. Chegamos no “ponto X”: aqui que criamos, excluímos ou formatamos as partições. Navegue com as setinhas até a partição onde está instalado o Windows XP (normalmente C: ) e tecle DELETE. Vão aparecer duas confirmações (uma de cada vez): tecle ENTER e depois L.
Pronto, a partição foi excluída e temos um HD “vazio”. Agora, você pode escolher entre fazer duas partições (como expliquei acima) ou uma só. Recomendo criar duas, assim não precisará fazer/restaurar seu backup toda vez que formatar o Windows. Se quiser criar somente uma, tecle C e depois ENTER direto.

Caso deseje duas, terá que escolher um tamanho para cada uma: este depende de você e do seu HD; suponha que você tenha um HD de 40GB e muitos programas. Fazemos uma partição com 20GB e outra de mesmo tamanho. Se você tem/terá mais documentos do que programas, faça uma partição de 15GB para programas e outra de 25GB para documentos. Enfim, escolha o que for melhor para você. Hoje, eu tenho 4 partições aqui; mas comecei fazendo 18GB para programas e 22GB para dados, num HD de 40GB. Escolha um tamanho, multiplique este por 1024 (já que a instalação cria em Kbytes). Tecle C, e na opção Tamanho (em KBytes), digite o tamanho calculado. Tecle ENTER, aparecerá a partição C: (recém-criada) e um Espaço alocado. Use as setinhas e “pare” em cima deste Espaço alocado. Tecle C novamente. Não é necessário digitar o tamanho desta partição, já que o programa calcula automaticamente o que sobrou de espaço no HD. Tecle ENTER.

Pronto, você já tem duas partições. Navegue até a primeira, tecle ENTER. Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um método de formatação; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso aconteça alguma pane no Windows (o que não é difícil de acontecer). Dê ENTER. A instalação vai começar a escrever dados na partição, e vai copiar alguns arquivos. A partir daí, espere terminar que a instalação reiniciará o PC automaticamente.

É importante mencionar que, a partir de agora, vão aparecer algumas vezes aquela mensagem (Pressione qualquer tecla para iniciar do CD…) no boot. NÃO pressione mais, exceto se aqui for especificado o contrário. Assim, a instalação continuará.

Você irá chegar na parte gráfica da instalação: o mouse já estará disponível. A partir daí, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, Serial-key, Horário e etc.). Aí é tranqüilo, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. Até que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc… continue seguindo as instruções.

Até que, hora, vai aparecer a área de trrabalho do Windows. Sucesso!! Fez tudo certinho até agora.


3. CONFIGURAÇÃO BÁSICA

Agora, vá em Meu computador. Aparecerá dois Discos locais, e mais alguma coisa. Duplo-clique no segundo Disco local. Vai aparecer que a partição não está formatada. Calma, isto é normal. Escolha o sistema de arquivos (segunda caixa), marque “Formatação rápida”. Enfim, clique em Iniciar. Em poucos segundos, o processo finalizará e a partição estará pronta.!

Nenhum comentário: