sexta-feira, janeiro 16, 2009

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA


OBJETIVOS E IMPORTANCIA

Como já sabemos, o acidente é conseqüência de diversos fatores que, combinados, precipitam a ocorrência do mesmo.
Portanto, não devemos esperar que acidentes aconteçam.
É muito importante localizar situações que possam provoca-los e tomar as medidas prevencionistas necessárias. Por isso, o Profissional da Segurança do Trabalho e ou o membro da CIPA deve percorrer sua área para identificar fatores que poderão ser causa de acidentes. Feito isto, deve - se empenhar-se no sentido de serem tomadas as devidas providências.

CONCEITO E TIPO

A Inspeção de Segurança permite detectar riscos de acidente possibilitando tomar medidas preventivas.
As Inspeções podem ser:

* Geral: envolve todos os setores da empresa com problemas relativos a Segurança.

* Parcial: quando é feita em alguns setores da empresa ou certos tipos de trabalho, equipamentos ou maquinas

* De Rotina: traduz-se pela preocupação constante de todos o trabalhadores, do pessoal de manutenção, dos membros da CIPA e dos setores de segurança.

* Periódica: são inspeções efetuadas em intervalos regulares programa das previamente e visam apontar riscos previstos como: desgastes, fadigas, super - esforço e exposição a certas agressividades do ambiente a que são submetidos maquinas, ferramentas, instalações etc. ..

* Eventual: é a inspeção realizada sem dia ou período estabelecido e com o envolvimento do pessoal técnico da área.

* Oficial: é a inspeção efetuada pelos órgãos governamentais do trabalho ou securitários. Para este caso, e muito importante que os serviços de segurança mantenham controle de tudo que ocorra e do andamento de tudo o que estiver pendente e que estejam em condições de atender e informar devidamente a fiscalização.

* Especial: é a que requer conhecimentos e/ou aparelhos especializa dos. Inclui-se aqui a inspeção de caldeiras , elevadores, medição de nível de ruídos, de iluminação.

A inspeção no local de trabalho é um dos procedimentos importantes de antecipação intempéries em relação à Segurança e Medicina do Trabalho, por isto é ideal que os profissionais adotem procedimentos de inspeção para que se eliminem riscos de baixo, médio e grande porte, oferecendo aos setores laborais qualidade e segurança aos colaboradores da empresa.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom, achei muita coisa interesante, e que ajudou muito no meu trabalho, sobre inspeção