quarta-feira, janeiro 07, 2009

Controle Manutencao Higienizacao de EPIs

1 - OBJETIVO

Estabelecer critérios para controle, manutenção e higienização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), cuja utilização é obrigatória por funcionários, visitantes e contratados.

2 - RESPONSABILIDADES

2.1 - De todos os funcionários
o Providenciar a limpeza de EPI’s sob sua responsabilidade (uso pessoal);
o Reportar ao superior, ou ao Depto. de Segurança, quaisquer defeitos ou dúvidas quanto à utilização de EPI’s.

2.2 - Do Departamento de Segurança
o Estabelecer/rever especificações para aquisição de equipamentos;
o Controlar a distribuição de EPI’s;
o Providenciar a higienização dos EPI’s;
o Prover treinamento para utilização dos equipamentos.

3 - CONTROLE DE DISTRIBUIÇÃO DE EPI’s

3.1 - Equipamentos de Uso Pessoal
O Depto. de Segurança, quando da admissão do funcionário, fornece os EPI’s necessários à sua função, inclusive os requeridos para trânsito nas áreas de risco, e providencia o treinamento para sua utilização.
O controle de entrega dos EPI’s é feito através do formulário "Ficha Individual - Equipamento de Segurança" .
Ocorrendo transferência/demissão do funcionário ou danos aos equipamentos, estes devem ser devolvidos ao Depto. de Segurança, que providenciará os registros necessários na "Ficha Individual - Equipamento de Segurança".

4 - LIMPEZA DE EPI’s DE USO PESSOAL

Cada funcionário é responsável por proceder a limpeza dos equipamentos sob sua responsabilidade, exceto máscaras, cuja higienização é feita pelo Depto. de Segurança.
A limpeza dos equipamentos deve ser efetuada com água e sabão. Essa limpeza é verificada pelo Depto. de Segurança, durante as inspeções periódicas nas áreas.

5 - HIGIENIZAÇÃO DE EPI’s

O Depto. de Segurança mantém um controle para higienização dos EPI’s, onde consta o tipo de equipamento, sua localização, o nome do funcionário responsável pela sua utilização e a periodicidade para higienização. Os equipamentos reserva (que permanecem no Depto. de Segurança) também constam desse controle.
A higienização desses equipamentos obedece o critério estabelecido a seguir.

5.1 - Equipamento de Uso Permanente (pessoal)
O Depto. de Segurança, na data indicada em seus controles, retira o equipamento para proceder a higienização. Caso o equipamento não tenha sido utilizado no período (a embalagem permanece lacrada), o Depto. de Segurança registra, em seus controles, a condição "sem uso" e a nova data para higienização.
Quando da devolução do equipamento, o usuário deve assinar a "Ficha Individual - Equipamento de Segurança" , o qual será mantido em arquivo, por equipamento, pelo Depto. de Segurança.
5.2 - Equipamentos Reserva
A higienização deve ser feita após cada utilização do equipamento, quando da devolução pelo usuário.

5.3 - Processo de Higienização
Para higienização, deve-se:
o desmontar o equipamento;
o trocar eventuais componentes gastos, danificados ou vencidos;
o imergir todos os componentes, exceto filtro, em água e detergente com germicida, por duas a três horas;
o escovar os componentes (exceto filtro);
o expor os componentes à secagem natural;
o montar novamente o equipamento;
o lacrar com filme plástico;
o providenciar a etiqueta de higienização;
o proceder os registros necessários em seus controles.

Clique Aqui para download de modelo de Ficha de entrega de EPI

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