sábado, novembro 08, 2008

ANALISE DE RISCO DO TRABALHO



É um método sistemático de análise e avaliação de todas as etapas e elementos de um
determinado trabalho para:
• desenvolver e racionalizar toda a sequência de operações que o trabalhador executa;
• identificar os riscos potenciais de acidentes físicos e materiais;
• identificar e corrigir problemas de produtividade;
• implementar a maneira correta para execução de cada etapa do trabalho com segurança.
Cria uma base para um desenvolvimento adequado do trabalho levando a um produto que
atinge os requisitos de qualidade exigido pelo cliente.
Cria uma base para um custo efetivo de produção do produto através do direcionamento do
empregado para técnicas sabidamente corretas (testadas e aprovadas).
Envolve totalmente empregados, supervisores, chefes e profissionais de segurança no
desenvolvimento de praticas seguras de trabalho, criando novas motivações, eliminado o
desinteresse.
A ART bem implementada torna os trabalhadores mais participativos com:
• novas sugestões;
• alertas acerca de outros riscos;
• certeza de que o programa de segurança é confiável e efetivo.
A analise de risco de trabalho, como uma técnica de solução de problemas, pode ajudar-nos a:
• identificar problemas reais que possam ter sido ignorados durante a seleção de equipamentos ou na elaboração do layout do local de trabalho.
• encontrar problemas potenciais que podem resultar em mudanças no produto produzido ou etapas do processo.
• avaliar possíveis maneiras para prevenir acidentes, paradas de produção, deficiências na qualidade e reduções no valor do produto.
• conhecer técnicas ocultas de produtividade e qualidade praticadas por operadores.
• identificar abusos cometidos no processo produtivo, de qualidade e segurança cometidos por empregados;
• usar todas as informações disponíveis em treinamento para empregados novos, transferidos.
PORQUE ELABORAR ANALISES DE RISCO DE TRABALHO?
• para a empresa ser economicamente saudável, devemos ser eficientes.
• para fazermos as coisas da maneira correta, sem erro, na primeira vez.
• para termos um aproveitamento total das pessoas, equipamentos e do local de trabalho.
• para proteger os empregados e ter o local de trabalho livre de riscos desconhecidos.
• para preservar nossos empregos.
Resumindo, uma ART é uma maneira sistemática para o reconhecimento de:
• exposições a riscos ou acidentes.
• possíveis problemas e incluindo produção, qualidade ou desperdício.
• desenvolver maneiras corretas para realização das tarefas de formas que atos inseguros, condições inseguras, acidentes, falhas, retrabalhos e desperdícios não ocorram.
• fazer da maneira certa sem perdas de qualquer espécie.
II - ELABORAÇÃO

Esclareça que a ART é apenas quanto a tarefa em si, não colocando em jogo o desempenho
de trabalho do empregado.
Uma vez que uma tarefa tenha sido escolhida para análise, explique ao trabalhador o propósito da ART e discuta o processo de trabalho com o empregado que desempenha a tarefa.
Todas as atividades deverão ser analisadas nos seus detalhes, porém deve-se ter como critério básico para a análise os seguintes fatores:
• Análise do processo.
• Atividades que poderão gerar lesões, esmagamento, cortes, queimaduras, decepamentos de membros, etc., ou até a morte.
• Atividades que geram acidentes com frequência.
• Atividades com produtos químicos.
• Riscos ergonômicos.
• Arrumação e limpeza
• Uso de equipamentos de proteção individual.
• Treinamentos.
• Outros.
III - ETAPAS DO TRABALHO

1. Envolva o empregado em todas as fases da análise; desde a discussão de qual é a melhor maneira para execução de cada passo da tarefa até a discussão de riscos em potencial e soluções recomendadas.
2. Observe atentamente os detalhes do trabalho antes de iniciar a análise.
3. Divida o trabalho discriminando suas etapas básicas. O que é feito primeiro, o que é feito em seguida e o que é feito depois e como fazer corretamente.
Você pode fazer isto:

1. Observando atenta e detalhadamente todos as operações do trabalho.
2. Conversando com o operador sobre sua experiência no desempenho da função.
3. Esboçando seu conhecimento do trabalho observado.
Descreva as etapas na sua ordem normal de ocorrência. O que realmente é feito, não os detalhes de como é feito.


RISCOS DE ACIDENTES

Estude cada etapa de um trabalho separadamente. Pergunte a você mesmo que acidente
poderia acontecer em cada etapa de trabalho. Você poderá responder:

1. Observando o trabalho
2. conversando com o operador
3. Analisando acidentes ocorridos.
Quando você analisar cada etapa de um trabalho deverá dar atenção aos seguintes agentes que causam acidentes:
Posicionamento - trabalhos em máquinas cujo ponto de operação permite a introdução de dedos ou da mão.
Choque elétrico - Fios expostos, principalmente se o trabalho esta relacionado com eletricidade.
Produtos químicos - contato permanente ou não com qualquer destes produtos.
Fogo - cortando ou soldando em locais impróprios, riscos de vazamentos ou derramamentos de produtos inflamáveis que possibilitem fogo pela natureza da atividade ou do ambiente.
1 - Área de trabalho
• Pisos e passagens - irregulares, obstruídas, escorregadias, com saliência ou buracos.
• Arrumação ou limpeza inadequada.
• Falta de espaço.
• Pilhas inseguras ou materiais sobre a cabeça.
• Exposição a poeiras, fumos e substâncias químicas.
2 – Materiais
Pesados - de difícil manejo, cortante, quente, corrosivo, tóxico, inflamável, perfurante.
3 - Máquinas ou equipamentos
• Partes móveis, correias, correntes, engrenagens e roldanas desprotegidos.
• Pontos de operação que permitem o acesso do operador.
4 - Ferramentas
• Adaptadas, falta de manutenção, inadequadas ao trabalho, gastas, usadas de formas incorretas.
5 - Equipamento de Proteção Individual (E.P.I)
• Inadequado ao trabalho, usado incorretamente, falta do E.P.I.
6 – Ergonomia
• Postura incorreta, repetitividade de movimentos, levantamento de peso, monotonia,
7 - Outros riscos de acidentes:
• Brincadeira em local de trabalho
• Falta de treinamento do operador
• Layout inadequado
• Fazer reparos em máquinas ou equipamentos em movimento.
• Falta de planejamento de uma atividade.
• Transferência de funcionários de um setor para outro.
PROCEDIMENTOS CORRETOS

Para cada trabalho analisado, pergunte a você mesmo: qual é o melhor procedimento para que o operador execute sua função sem erros e sem riscos e com qualidade?
Você poderá responder:
• Observando melhor a sequência do trabalho.
• Discutindo com o operador ou com outros trabalhadores mais experientes na função.
• Aplicando todo seu conhecimento e experiência.
• Pesquisando algum acidente ocorrido na atividade para reforçar sua conclusão.
Seja claro ao estabelecer os procedimentos para execução da tarefa, não procure sofisticação, mas processos rápidos, simples, racionais e eficientes.
Nos procedimentos que o operador deverá seguir, não omita nenhum detalhes da atividade, do maquinário, de ferramentas, de postura, do próprio processo, de saúde, etc.
Ao orientar o trabalhador quanto ao procedimento correto e cuidados ao ter ao efetuar a operação, evite generalizar frases como "seja cauteloso", "esteja atento", "tome cuidado", etc.
Exemplo: Use luvas de raspa ao invés de "Tomar Cuidado" com a chapa metálica, devido ela ser
cortante.
VI - REVISÃO

Após você ter elaborado seu rascunho da ART usando o anexo I, revise-a:

• Revise, na prática, cada etapa do trabalho elaborado para ver se as sequências das operações, os riscos e os procedimentos para execução das tarefas e segurança estão corretos ou podem ser melhorados na sua eficiência, qualidade do trabalho, sem comprometer a segurança;
• Encontrar uma nova maneira de fazer o trabalho a fim melhorar a produtividade e de eliminar os desperdícios, melhorando as etapas do processo ou modificando sua sequência, ou se forem necessários modificando equipamentos e precauções de segurança e saúde para eliminar ou reduzir os riscos;
• Modificar as condições físicas e ambientais que geram os riscos de acidentes, tais como ferramentas, materiais, equipamento, layout, produtos, matérias primas e meio ambiente.
• Eliminar riscos presentes modificando o procedimento de trabalho.
• Descreva exatamente o que o empregado precisa saber a fim desempenhar a tarefa utilizando-se deste novo método.
• Reveja todo o processo com os empregados que executam as tarefas. Anote suas idéias sobre o processo, os riscos, e os melhores procedimentos adotados para executar as operações.
• Assegure-se de que os empregados entenderam o propósito da ART e as razões para as modificações no procedimento de seu trabalho.
• Encaminhe para os gerentes, chefes e supervisores dos setores envolvidos as análises de risco elaboradas para conhecimento e aprovação.
VII – IMPLEMENTAÇÃO

A aprovação final para a Análise de Risco do Trabalho deve ser dada somente após revisada pelo gerente, chefe, supervisor, empregado e outros responsáveis pela designação do procedimento de trabalho.

Para implementar a Analise de Risco do Trabalho aprovada, o supervisor deve treinar aos empregados envolvidos.

• A Análise de Risco do Trabalho deve ser revisada periodicamente com os empregados envolvidos de forma que estes saibam como deve ser executado o trabalho sem qualquer tipo de acidentes.

• A qualquer tempo que a Análise de Risco de Trabalho venha a ser revisada, deve ser providenciado treinamento dos novos métodos de trabalho ou medidas protetoras para todos os empregados afetados pela mudança.

• A Análise de Risco de Trabalho também deve ser utilizada para treinar novos empregados quanto ao processo produtivo e prevenção de acidentes.

• Documente o envolvimento de todos os participantes ao encerrar o treinamento.
• Coloque uma cópia da análise, quanto o trabalho for em máquinas, próximo do
operador para consultas ou fiscalizações.

• Encaminhe uma cópia da análise de risco do trabalho e o documento assinado por cada trabalhador treinado para ser arquivado em seu departamento, ao setor de segurança do trabalho em seus respectivos prontuários, no departamento pessoal.

• A análise deverá ser revista sempre que ocorrer alterações no processo, no maquinário, layout ou equipamento.

FORMULÁRIO

EMPRESA ANALISE DE RISCO DO TRABALHO

Departamento: Setor: ART n.º : Data:

Nome do Trabalho: Cargo do empregado:

Equipamentos de Proteção Individual usado:

Equipamento de Proteção Coletiva Existente:

ETAPAS DO TRABALHO / RISCOS DE ACIDENTES / PROCEDIMENTOS CORRETOS
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