segunda-feira, novembro 16, 2009

O LIXO É COISA SÉRIA


Existem vários tipos de lixo: o lixo das casas, dos hospitais, das fábricas, das escolas, dos escritórios, das lojas, dos restaurantes, da cidade. Alguns tipos de lixo são especiais e podem trazer riscos para a nossa saúde e para a nossa vida. É o caso do lixo hospitalar, do lixo radioativo, do lixo explosivo e inflamável e do lixo industrial tóxico de algumas fábricas – que necessitam de tratamentos especiais de acordo com suas características.

Como se pode ver, é preciso cuidado com o material que jogamos fora, por muitos motivos, principalmente porque ele pode trazer danos à saúde de toda a comunidade.

QUANDO O LIXO TRAZ PROBLEMAS?
quando é deixado a céu aberto e se transforma em uma “fábrica de doenças”,
aumentando o número de moscas, mosquitos, ratos e baratas (veja o capítulo
sobre Doenças transmitidas ao homem pelos animais) além, é claro, do mau
cheiro;
quando é queimado sem os cuidados necessários, lançando substâncias que poluem o ar e provocam sérios problemas de saúde. A queima de restos plásticos, borracha de pneus e outras substâncias pode produzir fumaça tóxica;
quando é queimado sem os cuidados necessários também pode provocar incêndios;
quando é jogado nas encostas e provoca deslizamentos - sempre trazendo prejuízos e sofrimento para o homem e para a natureza;
quando é deixado em terrenos baldios e lá fica acumulado, produzindo um líquido altamente prejudicial e nocivo chamado chorume , que polui o solo e contamina os lençóis d’água, que ficam embaixo da terra e abastecem os poços;
quando é jogado e fica acumulado nos canais, rios, córregos, não permitindo a passagem das águas, provocando entupimentos e inundações nos períodos de chuvas.
Agora podemos perceber que precisamos ter mais cuidado, porque tudo o que fazemos com o lixo está diretamente ligado à nossa saúde e ao nosso bem-estar.

O TRATAMENTO DO LIXO

As prefeituras são responsáveis pela manutenção da limpeza das praças, ruas, parques, enfim, de toda área pública. Também faz a coleta do lixo das casas, hospitais, comércio e indústria. Este serviço é mantido com o dinheiro dos impostos que pagamos.

Todo o material recolhido precisa ser levado para locais seguros e adequados para que não causem problemas para a natureza e para a comunidade. Esses locais se chamam:

Aterro Sanitário ou Aterro Controlado - é feita uma proteção(impermeabilização) no terreno para não contaminar o lençol d’água. Depois de colocado lá, o lixo é amassado por um trator que joga terra em cima por medida de segurança e higiene. Toda vez que colocar o lixo, tem que colocar a terra por cima.

Usina de Reciclagem - é separada a parte do lixo que tem papel, plástico, vidro e metal para comercialização. O material orgânico (restos de comida) serve para fazer adubo. O resto é queimado, com os cuidados necessários ou vão para o aterro sanitário.

Coleta Seletiva - tudo é separado e classificado (vidro com vidro, plástico com plástico, metal com metal, papel com papel) diminuindo o volume do lixo, combatendo o desperdício e facilitando a coleta pública. Isto pode ser feito em casa, no colégio, no escritório, na fábrica, na Igreja, na comunidade, em todos os lugares.

Coleta Especial - é feita com o lixo que precisa de cuidados especiais como o lixo hospitalar, o lixo das fábricas, o lixo radioativo, o inflamável e o explosivo. Aí, cada caso é um caso.
Embora o serviço público seja responsável pela coleta e tratamento do lixo, nós também precisamos fazer a nossa parte! Como?
separando do lixo os vidros e metais, porque eles podem ferir as pessoas; separando plástico, papel, vidro e metal que podem ser reaproveitados e vendidos como matéria-prima para as fábricas;
deixando todo o lixo em sacos bem fechados, vasilhas ou latões bem tampados;
mantendo o lixo, mesmo protegido, em local alto para que os animais não o espalhem;
só deixando o lixo nas calçadas nos dias de coleta;
não jogando nenhum lixo nas encostas, nos canais, rios ou córregos;
não jogando o lixo em terrenos baldios e onde não haja coleta.

Se não houver coleta na sua área, combine com seus vizinhos um local longe das nascentes, riachos, canais ou encostas para colocar o lixo. Avise à Prefeitura para que venha recolher o lixo. E preste atenção: Lixo é Coisa Séria!
Veja quanto tempo leva para se decompor, o material que é jogado nos rios, lagos e no mar:
Borracha – tempo indeterminado (pneus, solas de sapato, etc.)
Chicletes – 5 anos
Filtro de cigarro – 5 anos
Madeira pintada – 13 anos (restos de móveis, barcos, etc.)
Metal – mais de 100 anos (latinhas de cervejas e refrigerantes, latas de óleo, etc.)
Nylon – mais de 30 anos (cordas, etc.)
Pano – de 6 meses a 1 ano
Papel – 3 a 6 meses
Plástico – mais de 100 anos (garrafas, brinquedos, etc.)
Vidro – milhares de anos
Cuidados com as pilhas e baterias
Não jogue no lixo comum. De acordo com a Lei Estadual nº 3.417/00, baterias de telefones celulares, baterias de veículos automotores e pilhas devem ser separadas dos demais lixos e jogadas fora em recipientes próprios, que devem ser disponibilizados em locais visíveis, como lojas e departamentos que vendem estes produtos. Separados seletivamente, estes materiais deixarão de ser enterrados ou jogados às margens dos rios, contaminando o solo e águas com metais pesados como chumbo, o cádmio e o níquel, altamente prejudicais ao meio ambiente e aos seres vivos.

Nenhum comentário: